Tipos de Cabelo: Voce sabe qual e o seu?

TIPOS DE CABELO: COMO IDENTIFICAR O SEU?

Vou começar essa postagem com algumas perguntinhas: como é o seu cabelo? Liso ou Crespo? Ok, mas, muito crespo ou “mais ou menos” crespo? Ele é ondulado? Difícil explicar, não é? Bem,  isso acontece porque existem muitos tipos de cabelos, e conhecer qual é o seu  pode ajudar na hora de escolher tratamentos que o deixarão mais saudável.
Um sistema bastante usado e útil para classificar um cabelo é o Andre Waler System. Eu gosto bastante porque ele é bem simples e leva em consideração a espessura e a ondulação do fio. Eu montei a tabelinha abaixo para deixar tudo mais visual.

Conhecendo o seu fio por meio da tabela de tipos de cabelos

 


Entendendo a tabela de tipos de cabelo:

Apesar de parecer um pouco chato, entender é bem simples!  Vamos começar com as letras:
  • Na letra A estão os cabelos com padrões de ondulação mais soltos.
  • Na letra B, o cabelo tem alguma ondulação mais definida.
  • A letra C é onde os cachos são os menores e mais definidos de cada grupo.
Então, vêm os números que vão do 1 ao 4:
  • número 1 é o cabelo liso, sem ondas. Logo, os cachos começam a ser contados a partir do número 2.
  • número 2 é o cabelo com uma leve ondulação.
  • O número 3 é para cabelos cacheados.
  • número 4 é para cabelos crespos, muito crespos, e afros.
        

Tipo 1: O cabelo liso

      
1A – Não possui nenhum tipo de ondulação. o fio é bastante fino, oleoso, e brilhante.
1B  – Também não possui nenhum tipo de ondulação, mas o fio é um pouco mais grosso que o tipo 1A. Ele também é oleoso e brilhante.
1C  – Os fios são os mais grossos e pesados da categoria. Não tem ondulações, são bastante densos e também tendem a ser oleosos.

Tipo 2 : o cabelo ondulado


2A – Com ondas muito pouco definidas, o fio é quase liso. Leves, não costumam ter muito volume.
2B – Ondas soltas.
2C  – As ondas são mais intensas e tem um formato de S bastante definido. Neste tipo já é possível encontrar alguns cachos.

Tipo 3: o cabelo cacheado


3A – Cachos definidos e levemente soltos. Brilhosos, são aqueles cujos os fios tem cachos tão regulares que parecem ter sido produzidos com babylizz.
3B – O cacho é mais enrolado, com o formato de S bem mais estreito, definido e regular. As pontas tender a ser secas, por que a oleosidade natural da raiz tem mais dificuldade de percorrer todo o fio.
3C – os cachos tem formações de espirais mais apertadas. Os cachos são bem definidos, mas muito mais fechadinhos e estreitos. As pontas também tendem a ficar secas. Os fios são finos.
Tipo 4: O cabelo Crespo

4A – Mistura de cachos e torções. A diferença dele para o tipo 3C é que o cabelo apresenta cachos até quando molhado (o 3c pode parecer ondulado quando mollhado). Quando seco, os cachos são menos definidos. Ele tende a ser mais seco nas pontas.
4B – Muito bem enrolados, ou em formato de ziguezague, os cachos são menos definidos e podem não ser visíveis quando seco. Os fios são muito finos e tendem a serem mais secos e quebrarem facilmente.
4C – Cabelos formam “molas” extremamente apertadas que encolhem muito perto do couro cabeludo quando o fio está seco. Aliás, a formação de cachos pode nem ser visíveis quando o cabelo está seco. Pode apresentar porosidade, e por ser um fio bastante fino, ele também tem facilidade de se quebrar.

Ok, acho que agora sei qual é o tipo de cabelo, mas o que eu faço com toda essa informação?

Bom, eu sempre acreditei que quando você conhece bem o seu cabelo, saberá lidar melhor com ele. Desde a escolha de tratamentos, ao número de lavagens ou número de hidratações: se você sabe o tipo de fio que tem, poderá fazer escolhas mais acertadas para mantê-lo saudável.
Para ter certeza qual é o seu tipo de cabelo, a melhor forma de definí-lo é molhando-o primeiro. É que você pode parecer 4c quando o cabelo está seco, mas como o seu cabelo muda de aparência quando está molhado,  ele pode ser um 4a.
Vale lembrar que se o seu cabelo é tratado quimicamente, você só saberá seu tipo se deixá-lo natural. Outro ponto importante é que algumas pessoas podem ter mais de uma combinação de cabelo (3a na frente e 2c na nuca, por exemplo).  Talvez seja o seu caso.

compatilhem e deixem seus comentarios. <3 

Curiosidades que você não sabia sobre o seu cabelo



   
  Quanto mais saudável o fio, mais bonita e deslumbrante será a cabeleira. Mas você já parou para pensar o quanto pode ser forte a fibra capilar? 
Pois saiba que o cabelo que nasce de um couro cabeludo bem tratado apresenta cifras incríveis! Olha só:
 
1. Uma cabeleira saudável tem entre 120 mil e 150 mil fios.
 
2. O peso total das madeixas pode variar de 5 a 200 gramas, de acordo com seu comprimento.

3. Um fio de cabelo em condições normais pode absorver até 30% de seu peso em água. Já os fragilizados assimilam cerca de 45%.

4. 36 metros é quanto todos os fios de uma cabeça podem somar em crescimento, (pasme!) em um único dia. Isso dá 1,1 km por mês e cerca de 13 km ao longo de um ano.
 
5. 6 metros quadrados é a superfície total de uma cabeleira com 20 centímetros de comprimento.

6. Cada centímetro quadrado do couro cabeludo compreende cerca 250 fios de cabelo. Esse número pode variar de 200 a 300, de acordo com a região da cabeça.
 
7. Um cabelo bem tratado suporta ser alongado a até 50
% de seu comprimento sem arrebentar.

8. Da mesma forma, 1 único fio de cabelo é capaz de suportar um peso de até 50 gramas, enquanto uma mecha com 100 fios aguenta 10 quilos e a cabeleira inteira pode resistir a 12 toneladas!
 
9. 3 anos é a duração média do crescimento de um fio.